Descrição do webinar
O uso de computadores no projeto estrutural é uma realidade relativamente recente, que teve um impacto muito grande na atividade profissional de projeto de estruturas, mas que ainda hoje pode apresentar problemas.
O webinar pretende fazer uma análise do uso dessa tecnologia, e sugerir procedimentos que tendem a minimizar o uso inadequado desses recursos.

  • Cronograma da apresentação 

    Breve histórico do uso de computadores em projeto

    Conhecimentos necessários para o uso de programas

    Modelos usados hoje em dia em projeto

    Tipos de análise estrutural

    Justificativa e validação de modelos

  • Currículo do palestrante

    Daniel Loriggio

    Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP em 1980, fez o mestrado em 1983 e o doutorado em 1988, também na Poli, em Engenharia de Estruturas.

    Trabalhou na ED Engenharia e no Escritório Técnico Júlio Kassoy e Mário Franco na área de Análise e Projeto Estrutural.

    Em 1983 virou professor na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Estruturas e em 1994 ascendeu a Professor Titular.

    Possui pós doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa e na Università degli Studi di Trento.

    Ministrou 16 disciplinas diferentes em estruturas na graduação e 10 na pós-graduação. E foi o responsável pela elaboração do projeto de criação de dois cursos de especialização em projeto de estruturas na UFSC. Foi orientador de 52 Trabalhos de Conclusão de curso, 22 Iniciações científicas, 32 mestrados, 5 doutorados e 4 monografias de especialização.

    Possui várias publicações técnicas como artigos técnicos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, capítulos de livro, apostilas de aulas e cursos, programas de computador e relatórios técnicos de pesquisa.

    É Coordenador do GAP - Grupo de Análise e Projeto de Estruturas e foi um dos responsáveis pela criação do LAE- Laboratório de Análise de Estruturas da UFSC, do qual foi supervisor por mais de 20 anos. Prestou consultorias através da UFSC, como por exemplo para a Eletrosul, Ponte Hercílio Luz, Itaipú Binacional e Tractebel Energia. Realizou projetos de pesquisa para o setor de Energia Elétrica na área de Barragens.

    Ministrou cursos de curta duração para a AltoQI e Associação Catarinense de Engenheiros com apoio do CREA. É participante da comissão de revisão da NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto Armado desde 1983, e atualmente está participando de comissões de normalização nacionais e internacionais.

    Tem atuado principalmente nas áreas de Análise e Modelagem Computacional voltadas ao Projeto de Estruturas, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Estabilidade Global de Edifícios, Análise Plástica e Não-Linear de Estruturas.

    Aposentou-se da UFSC no início de 2017, onde continua como voluntário na graduação e como professor efetivo no programa de pós-graduação em Engenharia Civil. Dedica-se atualmente a consultorias, projetos, ministração de cursos e elaboração de programas na área de estruturas.